Browse By

Análise – No Man’s Sky

No Man's Sky

No Man's Sky
9.6

História

9.5/10

Jogabilidade

9.0/10

Design

10.0/10

Inovação

10.0/10

Pros

  • Inovador
  • Imersivo
  • Exploratório

Cons

  • Ausência de multiplayer
  • Forte fator repetição
  • História não linear

space

Transcendental. Desde o primeiro momento essa é a sensação que temos ao ligar o lançamento da Hello games, No Man’s Sky.

O gigantesco universo, seus 18 quintilhões de planetas, as possibilidades, a fauna e a flora, e principalmente a história não contada, tornam No Man Sky um dos títulos mais instigantes deste ano.

Nascemos, crescemos e morremos crendo que nosso papel no universo faz alguma diferença, que somos importantes e nossa existência possua significado. E poucos momentos somos confrontados sobre como o universo, a natureza os animais pouco se importam conosco ou com nossa existência.

ruinas

O grande ponto de No Man’s sky talvez seja exatamente o estranhamento, a descoberta, a eterna sensação de “para onde eu irei agora? ”. São nestes momentos, de busca, compreensão e por alguns momentos incompreensão, que o jogo se desnuda aos olhos do jogador.

Do ponto de vista narrativo NMS é um jogo cru. Seu ponto de partida parte de seu despertar em um planeta aleatório do enorme universo com a sua nave quebrada e seu total desconhecimento do universo que se encontra. Partindo deste ponto de origem você deve investigar os totens de outras civilizações para compreender a história do universo – que possui narrativas bastante folclóricas -, bem como das raças que o dominaram e das sentinelas “protetoras”.

Porém não espere uma história contada de modo linear, ou mesmo muita ajuda do universo para lhe explicar como as coisas funcionam, o universo não se importa se você está compreendendo ou não o que está ocorrendo a sua volta.

aliens

A jogabilidade de No man’s Sky é bem simplificada. Fora da nave o processo de mineração, luta e voo por jet pack é simples e funcional. Em orbita, sua nave é complexa, os comandos muitas vezes vão dar a sensação de ausência de orientação, o que pode ser complicado quando você é atacado por uma horda de piratas espaciais.

A mineração é uma atividade crucial para o bom andamento do jogo, então a gestão de recursos e de espaço na sua nave são recursos cruciais. É importante saber o que carregar com você, até onde explorar, quando vender um material raro. Tudo isso implicará diretamente no modo que você interage com alienígenas, e suas possíveis compras de naves ou outros materiais.

Obviamente que No man’s sky possui uma série de problemas que vem sendo debatido pela comunidade como ausência de multiplayer, features ainda não implementadas – ou abandoadas -, e uma notável similaridade entre os planetas.

fauna local

Não obstante de tudo isso, ainda não cheguei ao centro do universo, ainda não desvendei a história das raças, ainda não sei se possuo um papel no universo. E enquanto não possuo essas respostas continuo viajando, fazendo amizade com os animai locais, enfrentando piratas espaciais ou apenas perseguindo os segredos dos povos.

No Man’s Sky foi lançado dia 9 de agosto para Playstation 4 e dia 12 de Agosto para PC.