Browse By

CS:GO – Caminho ao Major: North [PGL Major Krakow 2017]

Player alternativo (clique aqui para baixar):

Para o PGL Major Krakow 2017 preparamos novamente a nossa série de artigos “caminho ao major”, mas dessa com um complemento bastante diferente. Junto dos artigos, os leitores poderão ouvir um podcast de aproximadamente 20 minutos aprofundando um pouco mais sobre a equipe em questão.


René “cajunb” Borg
Mathias “MSL” Lauridsen
Philip “aizy” Aistrup
Emil “Magisk” Reif
Kristian “k0nfig” Wienecke

Um hype enorme no cenário se criou quando a equipe que defendia a Team dignitas abandonou a organização para assinar com uma organização recém-criada pela equipe de futebol do FC. Copenhaguen, a maior da Dinamarca. O primeiro evento sob a tag North veio no ELEAGUE Major, onde a equipe se saiu bem, a ponto de garantir o status de legend.

Porém, desde aí os dinamarqueses desapareceram dos eventos presenciais, e quando se apresentavam, caiam diante de adversários abaixo do seu nível. Antes mesmo das disputas, um grande susto no cenário internacional com a saída de Ruben “RUBINO” Villarroel, que dividia a função de IGL com Mathias MSL” Lauridsen na época, para a entrada de Philip “aizy” Aistrup. No papel, o firepower da equipe havia melhorada muito, mas na prática isso não se encaixou. A DreamHack Las Vegas foi o primeiro evento de Aistrup, que foi até bem, ajudando sua equipe a chegar nas semifinais, porém, após isso uma decadência nos eventos trouxe interrogações sobre a nova formação.

Pode-se afirmar que a IEM Sydney se apresentou como grande estopim desses problemas, com a derrota inesperada para a Chiefs, time da casa, na Nuke.

Por outro lado, a North é hoje a melhor equipe da Europa em fases online. Destruiu por completo todos os adversários na ESL Pro League S5, chegando nas finais em Dallas, teve sorte de pegar uma chave facilitada, enfrentando algumas equipes de menor porte, além de Astralis e FaZe não estarem no torneio, tudo auxiliou para que chegassem na grande final, onde enfrentaram uma equipe mais organizada como a G2, e tomaram 3 a 1 na MD5, sendo dois mapas um verdadeiro passeio por parte dos franceses.

A resposta para a questionável queda da North tem nome. Kristian “k0nfig” Wienecke desceu no quadro estatístico recente, desde o torneio na Austrália, não consegue ter um desempenho satisfatório, o que leva a equipe toda a baixar o nível. Altamente dependente de K0nfig, a North não encaixa principalmente os setups de CT, ao mesmo tempo que Emil “Magisk” Reif não se faz presente como outrora, tudo levou aos dinamarqueses a caírem de produção nas últimas semanas.

O status de legend pode pesar para a North que tem sua estreia contra outra equipe que briga diretamente por esse posto no PGL Krakow, a Cloud 9, que vem em bom momento, e é hoje um motivo para os europeus se assustarem, podendo até, de acordo com as situações do jogo, ser a favorita no confronto.

Vale lembrar que o momento não inibe o potencial por completo, e a North pode virar mais uma equipe ceifadora de majors, basta que os dois jovens jogadores e astros do país, se encaixem novamente e levem sua equipe à frente.

Confira a playlist com todos os programas dessa série.

A GCB Games fará a cobertura completa do PGL Major Krakow 2017 entre os dias 16 – 23 de julho.

Para mais artigos e notícias sobre eSports curta nossa página no Facebook.

Gosta do nosso trabalho? Considere participar de nossa campanha para custear o site, veja informações aqui.