Browse By

CS:GO – Caminho ao Major – Immortals [PGL Major Krakow 2017]

Player alternativo (clique aqui para baixar):

Para o PGL Major Krakow 2017 preparamos novamente a nossa série de artigos “caminho ao major”, mas dessa com um complemento bastante diferente. Junto dos artigos, os leitores poderão ouvir um podcast de aproximadamente 20 minutos aprofundando um pouco mais sobre a equipe em questão.


Lucas “Lucas1” Teles
Henrique “Hen1” Teles
Lucas “Steel” Lopes
Ricardo “Boltz” Prass
Vito “KNG” Giuseppe

Pela primeira vez na história teremos dois representantes brasileiros em um campeonato Major de CS:GO, e esse segundo time a alcançar essa façanha foi a Immortals. Mesmo já a algum tempo se situando entre as melhores equipes do mundo, o quinteto brasileiro só agora conseguiu se classificar (e com certa dificuldade) para o maior campeonato da categoria, evidenciando ainda mais o alto nível da competição. Mas afinal, o que esperar da Immortals?

Não é segredo que o time recentemente sofre com inconsistência. A variação de seu desempenho campeonato a campeonato acaba colocando uma incógnita enorme na cabeça de qualquer analista do cenário. Muito disso ocorre devido a sucessivas mudanças de line-up com o passar do tempo; em um ano foram 4 mudanças, o que certamente foi crucial na mudança do estilo de jogo do time nos últimos meses.

No qualificatório para o Eleague Major, o time já contava com Lucas “Steel” Lopes no lugar de Wilton “Zews” Prado. Steel veio ao time com o objetivo de compensar skill e inteligência, já que seria o ingame leader (IGL) da equipe. No inicio, o time conseguiu 2 das 3 vitórias necessárias para se classificar para o Major, mas depois disso houve um declínio seríssimo na competição, e os brasileiros não conseguiram se classificar. Logo após o Major, Immortals e SK fizeram a troca de João “Felps” Vasconcellos por Lincoln “Fnx” Lau; entretanto, Fnx não se firmou na equipe, e muito recentemente ele foi substituído por Vito “KNG” Giuseppe já para o Minor das Américas. O pouco tempo para a adaptação de KNG colocou em dúvidas o desempenho do time no qualificatório para o PGL Major Krakow 2017; no entanto, mesmo sofrendo 2 vitórias, o time conseguiu as 3 vitórias necessárias para a classificação.

Outro fator interessante da mudança recente da Immortals foi a alteração na postura da equipe dentro da partida. Logo de cara, Steel não é mais o ingame leader, e o papel foi transferido para Ricardo “Boltz” Prass. As mudanças foram interessantes em vários aspectos: inicialmente, a maior liberdade dada a Steel resultou em um aumento significativo em sua performance, conseguindo estatísticas muito melhores; em relação a Boltz, o jovem jogador aparentemente não sofreu muito para se adaptar a nova função, conseguindo manter seu bom nível de jogo; além disso, e o mais importante, a mudança no estilo de jogo da Immortals tornou o time mais imprevisível, o que pode ter sido o ponto chave para as vitórias da equipe logo de cara.

Para se destacar essa mudança no estilo de jogo, devemos evidenciar as características individuais de cada jogador. Lucas “Lucas1” Teles é um dos riflers do time; seu estilo de jogo mais seguro e decisivo em campeonatos on-line o tornou a primeira opção da SK após a saída de Fnx da equipe, deixando claro que ele hoje é um jogador muito importante no time. Seu irmão, Henrique “Hen1” Teles se situa entre os melhores snipers do mundo quando se trata de “skill pura” com a AWP. Hen1 é muito versátil e famoso por suas jogadas consideradas impossíveis, e quando está inspirado se torna um problema sério para qualquer equipe do cenário, e isso o torna uma das estrelas do time.

Boltz é a outra estrela da Immortals. O fato ser o jogador mais jovem da equipe e ter uma bagagem em campeonatos internacionais tão grande já seria motivo para entender o porquê de sua importância. Mas além disso, o rifler se destaca pela sua skill, sendo um jogador bem seguro mesmo recentemente tendo aceitado o papel de IGL e conseguindo boas estatísticas, sendo um dos pontos chaves da equipe. Steel é outro grande jogador. Enquanto jogava no Brasil, ele se destacou por ser o melhor jogador da liga Gamers Club em sua temporada pela G3X, o que certamente chamou a atenção da Immortals. O grande ponto chave de Steel é a liberdade que está tendo para impor o seu jogo, fazendo muitas vezes a função de entry killer e ajudando Boltz taticamente, havendo uma melhora significativa no time como um todo.

Mas a mudança principal no time foi a chegada de KNG. O jogador alterou completamente os setups do tune por jogar bem tanto de rifler como de Sniper, colocando a Immortals como um dos poucos times possíveis para um double AWP setup, abrindo um leque de opções para execuções táticas tanto do lado terrorista quando contraterrorista. A adaptação de KNG não foi imediata, mas isso pode ser um reflexo também de seu estilo de jogo diferenciado; recentemente, no entanto, suas boas atuações foram cruciais para os bons resultados da equipe, mostrando versatilidade que resultou em boas estatísticas, mas ainda é cedo para dizer se o time está 100% adaptado a mudança.

Em vista disso, pode se destacar que a Immortals é um time que se situa entre os grandes do cenário mundial, e que pode sim conseguir um título de Legends da competição. O problema é que a série de mudanças na equipe (tanto de line-up quanto de posicionamento ingame) deixa em dúvidas se eles realmente se encaixaram quanto ao estilo de jogo, e essa dúvida torna-se ainda mais relevante quando se trata de uma competição como essa, onde boa parte das partidas são resolvidas por detalhes, e normalmente o time com melhor melhor consistência tende a sair ganhando. O primeiro adversário dos brasileiros será a pedreira da Astralis, time dinamarquês que atualmente detêm o título de campeão do Major.

Confira a playlist com todos os programas dessa série.

A GCB Games fará a cobertura completa do PGL Major Krakow 2017 entre os dias 16 – 23 de julho.

Para mais artigos e notícias sobre eSports curta nossa página no Facebook.

Gosta do nosso trabalho? Considere participar de nossa campanha para custear o site, veja informações aqui.