Browse By

CS:GO – Caminho ao Major: BIG Clan [PGL Major Krakow 2017]

Player alternativo (clique aqui para baixar):

Para o PGL Major Krakow 2017 preparamos novamente a nossa série de artigos “caminho ao major”, mas dessa com um complemento bastante diferente. Junto dos artigos, os leitores poderão ouvir um podcast de aproximadamente 20 minutos aprofundando um pouco mais sobre a equipe em questão.



Fatih “gob b” Dayik
Nikola “LEGIJA” Ninić
Johannes “tabseN” Wodarz
Johannes “nex” Maget
Kevin “keev” Bartholomäus

Do nada ao major em seis meses. Resumidamente essa é a história da BIG Clan. Após tentarem uma loucura cruzando o Atlântico e tentando a vida nos Estados Unidos, Fatih “gob b” Dayik, Nikola “LEGIJA” Ninić e Johannes “tabseN” Wodarz retornaram a Alemanha para um projeto ousado. Criar do zero uma organização e custeá-la com o próprio bolso. Para isso contaram com a adição de Johannes “nex” Maget que tinha seu contratado com a mousesports se encerrando na época e Kevin “keev” Bartholomäus, que abriu mão da ALTERNATE, que havia se sagrado campeã da ESWC 2016.

Logo de início uma boa campanha na DreamHack Open Leipzig, apenas 11 dias depois da criação da equipe, chegando em segundo lugar, perdendo para a FlipSid3 na grande final. Aos poucos o time se organizava, e foi assim que garantiu vaga para a ESEA Premier S24. Na liga online todos achavam que a BIG não conseguiria mostrar um desempenho descente, tanto pela enormidade de boas equipes que havia por lá, como Gambit e FlipSid3, como pelo pouco tempo juntos. Porém conseguiram liderar a competição de ponta a ponta, guardando seu lugar na ESL Pro League S6.

Ainda precisavam mais, após um mísero terceiro lugar na Copenhagen Games 2017, a equipe foi para a Inglaterra para disputar a ESEA Global Challenge, onde ficou novamente no vice, perdendo para a PENTA na grande final.

As coisas mudaram no minor europeu, mesmo com um começo um pouco padrão demais, a BIG conseguiu fazer boas leituras das equipes que iriam para os playoffs, conseguindo bater em todas elas, além de garantir o título, levou também a vaga para o classificatório geral.

Poucos destacavam a BIG em meio a enormidade de boas equipes na disputa pelas oito vagas no PGL Major Krakow 2017, mas novamente os alemães surpreenderam e conseguiram em quarto jogos, vencer três e perder apenas um, campanha invejável para uma penca de outras grandes equipes que ficaram pelo caminho, ou sofreram para conquistar sua vaga.

Na parte tática, a BIG se apresenta até certo ponto versátil. Como Johannes “nex” Maget e Johannes “tabseN” Wodarz são os dois com mais habilidade individual de assault, alternam entre enrty fragger ou segundo, e lurker. Enquanto que os dois veteranos, Nikola “LEGIJA” Ninić e Fatih “gob b” Dayik, trabalham mais na parte do suporte à entrada, ou auxiliando de alguma forma o ótimo Kevin “keev” Bartholomäus na awp.

O principal destaque da BIG é o impressionante tabseN, ninguém esperava que tamanho crescimento dele se apresentasse no quinteto. Ao mesmo tempo que o rifler aparece bem, Kevin “keev” Bartholomäus não mostra todo aquele valor que teria antes da contratação.

O grande problema dos alemães será a dupla Fatih “gob b” Dayik e Nikola “LEGIJA” Ninić, se ambos não conseguirem se superar durante a partida, ficará complicado de apenas os outros três conseguirem os frags, já que ambos contam com um quadro estatístico horrendo. Jogar com “apenas três”, seria sacramentar a morte no PGL Major Kraków.

Confira a playlist com todos os programas dessa série.

A GCB Games fará a cobertura completa do PGL Major Krakow 2017 entre os dias 16 – 23 de julho.

Para mais artigos e notícias sobre eSports curta nossa página no Facebook.

Gosta do nosso trabalho? Considere participar de nossa campanha para custear o site, veja informações aqui.