Browse By

Conheça a história de Cascadia em Mirror’s Edge Catalyst

A DICE lançou novos detalhes sobre a história de Mirror’s Edge Catalyst em seu site oficial. O artigo mostra um pouco mais sobre Cascadia, a grande nação do jogo governada pelo Conglomerado.

Mirror’s Edge Catalyst será lançado no dia 07 de junho para PC, PS4 e Xbox One.

rendition1.img

Hoje, o Conglomerado governa a nação de Cascadia. Mas muito antes das corporações tomarem suas ações no trono, uma nação chamada OmniStat nasceu da Regressão. A guerra civil dividiu OmniStat em três partes, Cascadia sendo uma delas, e os Protestos de Novembro lançaram o Conglomerado ao poder.

É seguro dizer que Cascadia possui muita história, e nesta publicação você lerá tudo sobre os eventos decisivos que moldaram toda a nação e a cidade que você vivenciará em Mirror’s Edge™ Catalyst.

mirror edge catalyst2

A ascensão de OmniStat

A partir da Regressão surgiu a OmniStat; Inspirada em antigas utopias e sociedades sem classes, onde cada cidadão possuía igual valor e a produção era possuída e compartilhada por todos, a OmniStat rapidamente tomou posse da maioria dos assentamentos isolados e cidades sobreviventes, algumas vezes pacificamente, outras vezes não. Alguns se recusaram a reconhecer o modo de vida OmniStat e resistiram até o fim, causando muita paranoia e conflitos dentro da própria OmniStat, cujos governantes se viram forçados a aceitar que nem todos estavam prontos para abraçar cegamente as famosas ideias de um estado perfeito.

Eles reagiram aumentando o controle, a ponto de todos os cidadãos serem questionados pelas autoridades e uns pelos outros a todo momento. A OmniStat logo se tornou uma tirania perpetuada pelo Partido e sua elite em uma batalha fervorosa para centralizar o controle sobre tudo e sobre todos.

a rebeliao kruger mirrors edge

A rebelião Kruger

Um dos clãs mais antigos, a família Kruger, aceitou o domínio de OmniStat, mas assegurou-se de tomar importantes posições no Partido, conforme este crescia. Porém, eles nunca aceitaram plenamente o Partido e suas filosofias, e conforme as décadas se passaram, eles começaram a planejar uma mudança drástica, acreditando que, para que a civilização pudesse de fato seguir em frente, uma sociedade radicalmente diferente deveria se formar, baseada no livre comércio e nas conquistas individuais.

Sempre precavidos das traições, os Kruger conseguiram reunir outras famílias poderosas em torno de sua causa. Algumas eram membros de destaque do partido, e outras ocupavam importantes posições industriais. Quando as chamas da rebelião e da guerra civil enfim engoliram OmniStat, a família Kruger e seus aliados estavam à frente do combate.

a guerra civil mirrors edge catalyst

A guerra civil

Décadas de ódio e frustração acumulados ajudaram a tornar as chamas numa devastadora conflagração, e OmniStat logo ruiu em uma amarga guerra civil. O combate durou anos, e as famílias da liderança foram forçadas a reconhecer que não possuíam uma única visão de uma sociedade ideal. Havia outros que também viam naqueles tempos turbulentos uma oportunidade de estabelecer suas próprias sociedades, e quando a poeira enfim baixou, três nações se formaram das cinzas do que fora outrora a mais poderosa civilização do planeta.

OmniStat dividida

Com o fim da guerra, os governantes de OmniStat relutantemente reconheceram que grande parte de sua outrora vasta nação era agora apenas história. Uma conferência de paz foi convocada, reunindo os líderes das três maiores facções formadas durante a guerra.

Concordou-se que OmniStat seria dividida em três: A maior parte continuaria sendo OmniStat e permaneceria sob governo do Partido. A segunda maior parte se tornou Cascadia, formada por famílias que apoiaram a Rebelião Kruger inicial; finalmente, Sabaeus, uma nação secreta e isolada se fundou em uma fé religiosa e seria governada por clérigos.

Concordou-se com um frágil e tentador cessar-fogo e fronteiras foram estabelecidas. As tensões seguem altas até hoje, e diversas convenções e reconvenções nunca foram plenamente satisfeitas. Poucos acreditavam em uma paz duradoura.

a fundaão - mirrors edge catalyst

A Fundação

A visão original de Cascadia era a de uma nação fundada em princípios democráticos, onde individualidade e iniciativa era encorajada e recompensada. Porém, a fundação de Cascadia partiu de um ponto inicial falho, pois as famílias envolvidas na rebelião possuíam intenções menos altruístas. Os princípios democráticos foram tampouco vagamente convertidos em leis de fato, e a nação cresceu sob alicerces fracos, pois o sistema favorecia aqueles que já possuíam vastos recursos durante a caótica guerra. Com os direitos de voto restritos desde o início e com várias das antigas famílias não estando prontas para compartilhar o poder acumulado, o primeiros passos para a tirania já estavam dados.

Ascensão das casas corporativas - mirrors edge catalyst

Ascensão das casas corporativas

Um medo e ódio profundo da OmniStat e do Partido levaram a uma iniciativa nacional para erradicar o velho e reconstruir tudo novamente. Estátuas foram erguidas, honrando valores como liberdade e iniciativa, bem como os Doze Originais – os líderes das famílias que apoiaram a Rebelião Kruger.

Uma década depois, as famílias controlavam quase 80% do “livre” mercado, e seu domínio crescia. Oligarquias se formavam e caíam, e durante todo o processo a Assembleia de Cascadia lutou para criar leis que limitassem o controle corporativo. Mas com a maioria dos legisladores pertencendo a uma das famílias, as leis permaneceram desdentadas.

As famílias se tornaram conhecidas como as Casas Corporativas, e sua opulência e riqueza não conhecia limites. A sociedade de Cascadia, por fim, estratificou-se em três castas: A baixaCasta, que lutavam pela mera existência na Zona Cinza, a médiaCasta, presos em uma eterna corrida de ratos nas cidades em desenvolvimento, e a altaCasta, aproveitando uma existência destacada no topo da pirâmide.

O Conglomerado

O Conglomerado nasceu quando doze das maiores Casas Corporativas se juntaram com a intenção de moldar o futuro de Cascadia. Suas rivalidades internas se mantiveram em determinado nível, e decidiu-se que apenas nove fariam parte do Conselho do Conglomerado por vez, dependendo de suas respectivas parcelas de mercado. Com isto, pretendia-se alimentar alguma competição entre as casas, de modo que não se estagnassem completamente.

A formação não passou sem oposição. Por anos, o descontentamento cresceu entre a população geral, a ponto de ter protestos abertos contra os ambientes de trabalho em degradação, condições sociais em declínio e rápida e crescente transgressão corporativa no governo eleito. A questão foi debatida por meses na Assembleia Cascadiana, mas apenas declarações desdentadas emergiram das discussões.

Protestos de Novembro - mirrors edge catalyst

Protestos de Novembro

Conforme o Conglomerado crescia em poder, cresceram também as tensões, e diversos protestos iam e vinham até que um deles, baseado em ideais pacíficos, enraizou-se e espalhou-se rapidamente. Ele encontrou seus maiores apoiadores em Glass, onde também foi fundado. Em um dia frio de novembro, cem mil protestantes marcharam na estação Zephyr. Eles se reuniram para escutar aos discursos e canções de protesto. Mas algo saiu muito errado, e alguns protestantes começaram a agir violentamente. Tiros foram disparados e, em instantes, o protesto pacífico se tornou uma calamitosa rebelião. Por três dias a rebelião insurgiu, furiosa, e Glass ardeu em chamas.

Por fim, as autoridades prevaleceram, as rebeliões foram contidas e seus responsáveis (os que ainda viviam) foram presos. Os líderes originais foram encontrados brutalmente executados, e a culpa recaiu sobre os mesmos extremistas separatistas que teriam iniciado as rebeliões. O Conglomerado viu a chance de fortalecer-se e assegurou-se de apontar para a fraca Assembleia a sua impotência em lidar com a situação.

rendition1.img

O Conglomerado assume o poder

As medidas tomadas pela Assembleia eleita para retificar a situação se mostraram tarde demais, e quando o Conglomerado declarou a Assembleia inapropriada para governar a nação, poucos se opuseram à mudança. O Conglomerado veio para governar Cascadia, e Glass se tornou um símbolo da grandiosidade do Conglomerado. A renovação de toda a cidade foi acelerada e imensos recursos foram gastos para tornar Glass um bastião imaculado do poder do Conglomerado, superada apenas por Cascadia Prime, a capital, onde o Conselho do Conglomerado reside.

15 anos após a tomada do poder pelo Conglomerado, Mirror’s Edge™ Catalyst o coloca na pele de Faith, a heroína que lutará pelos que não podem fazê-lo na batalha contra o controle do Conglomerado. Você reclamará sua liberdade e lutará contra a opressão que há muito já paira sobre a cidade.

Fonte: Mirrors Edge