Browse By

Precisamos falar sobre Dragon Age Inquisition

Na realidade precisamos falar sobre a Bioware, sobre inclusão, sobre como pequenas ações em jogos impactam a vida de muitos. A Bioware em seus últimos jogos tem demonstrado cada vez um cuidado e atenção aos seus jogadores, não apenas perfil de compras, sexo, aparência mas também um quesito que poucos consideram importante, sexualidade.

Mas eu só quero salvar o mundo e matar uns monstros, pra que me importar se o cara é gay ou não?

Simples meu caro leitor, para um homem heterossexual os jogos são naturais, uma realidade na qual é fácil continuar sendo quem você é. Resolve a missão, se envolve com a garota que você esta afim, mundo salvo, herói com a princesa  se der sorte ainda rola uns peitinhos poligonais. Para nós não é tão simples.

Pode ser fabuloso nos jogos mas não pode ter um namoradinho?

Pode ser fabuloso nos jogos mas não pode ter um namoradinho?

É por isso que Dragon Age: Inquisition é um jogo tão marcante (e Mass Effect 3 em certa medida também), eu tive a possibilidade real de ser eu mesmo no ambiente do jogo, eu pude flertar com quem eu queria, eu pude expressar todos os aspectos da minha vida inclusive meus interesses sexuais.

É engraçado como os diálogos dentro de Dragon Age Inquisitions vão crescendo e se você se importar em realizar as missões de seus companheiros, você pode ver como não há estranhamento entre os personagens com relação a sua sexualidade ou seu relacionamento, e fazendo uma comparação com o mundo em que vivemos, essa é uma das mais gostosas sensações que se pode ter.

Um outro fator impressionante é a presença de Krem, um personagem transsexual integrante do grupo de mercenários do Iron Bull, tratado de acordo com a sexualidade, sem grandes problemas pelos seus companheiros dos Bravos. Ao se reunir com eles para beber você pode perguntar à eles como e sentem com relação à Krem e o Iron Bull deixa bem claro que para eles, Krem é um homem, um companheiro e um amigo.

A bunda do Dorian é umas das mais bonitas do mundo dos jogos

A bunda do Dorian é umas das mais bonitas do mundo dos jogos

A missão do Dorian, o personagem assumidamente gay da historia, é bastante tocante. A discussão entre ele e o pai que não o aceitava é verossímil e por vezes cruel, um sentimento real e corriqueiro para homossexuais. E após você apoiar Dorian é recompensado por um belo dialogo com ele no qual ele questiona exatamente o futuro de você dois. Seria algo casual ou vocês teria um futuro juntos?

Dorian é um personagem bastante rico, ele não é um herói, na verdade ele é sarcástico, rude, e bastante acido em suas colocações. Ao mesmo tempo quando vocês se relacionamento ele é doce e bastante preocupado em prejudicar a sua imagem com essa relação (e vai de você se assumir co ele ao lado ou não). Um verdadeiro mosaico de um personagem na qual talvez o fator menos importante seja a sua homossexualidade.

São tantos pequenos exemplos e diálogos que me levarão a me envolver realmente com o jogo, com aquele universo e com a historia que estava desenvolvendo nele, foi ótimo ter uma vida que se adequava a minha.

Por isso É importante sim termos mais desenvolvedoras tendo esse cuidado e atenção com os jogadores, para que todos possam ter a oportunidade de ser abraçados por uma realidade gerando imersão e contentamento. Para que todos tenham a possibilidade de um final real, que possa ser um espelho da sua vida.

***

E caso você tenha curiosidade por qual motivo o meu final me deixou tão satisfeito você pode ver abaixo como terminou para mim Dragon Age: Inquisition.