Browse By

Onde estão os jogos infantis?

Por: Netto

Onde foram parar os jogos infantis? Faço essa pergunta com saudosismo pois cresci jogando, jogando atari, Nintendinho, Super Nintendo, Megadrive, Sega Saturn, PS One… e em todos eles havia uma gama de jogos para pessoas da minha faixa etária. Eram jogos coloridos, com historias simples porém de personagens cativantes e uma jogabilidade mesclando bem desafio com diversão. Porém gradativamente esses jogos vem morrendo.

Curiosamente com a evolução dos jogos uma parte da função dos jogos vem sendo relevada a segundo plano.Os estúdios cada vez mais vem se preocupando – o que é ótimo, em certa medida – em transformar seus produtos em obras de arte, jogos adultos, profundos e densos. Então fica a resposta, onde estão os jogos infantis?
Alguns leitores podem argumentar em tom jocoso “Estão na Nintendo”, sim temos muita coisa mais light na Nintendo que se atem ainda a logica de diversão antes de outros fatores, porém mesmo na Big N os jogos vem diminuído, se tornando mais complexos para atender aos jogadores mais velhos e experientes.
Com isso a migração das crianças para plataformas que seja mais amigáveis a elas tende apenas a crescer mais, No Brasil por exemplo cerca de 59%  das crianças de 5 à 9 anos utilizam celular. Os jogos mobile crescem rapidamente entre os mais jovens.Para cerca de 84% das crianças, celulares e tablets ainda são majoritariamente utilizados para jogar.
Podemos brigar que celulares e tablets não são plataformas de jogos – porém esse já um raciocínio falho e que já se provou incorreto – ou podemos ver que o crescimento desses aparelhos se deva também a ausência de jogos que sejam atrativos a essa faixa etária nos consoles. 
Temos os jogos da Série Lego, e mesmo jogos como Little Big Planet e indies diversos, mas aos parece que a cada dia que passa a industria de games atingiu um patamar no qual o mercado Infanto juvenil não possui mais relevância, mesmo que a paixão pelos jogos tenha surgido em marmanjos como nós nessa faixa etária.
O que é uma pena, pois jogos como Bomberman, Bubble Bobble, Goof troop, Spiderman, Mickey and donald entre outros foi o que me tornaram o jogador aficionado que eu sou hoje.

Leia mais