Browse By

Dica Gamer da Semana #7 – Scarface: The World is Yours

 

Ainda 2 anos após seu lançamento, GTA: San Andreas dominava a mídia e os gamers quando se tratava de jogos de mundo aberto. Talvez esse tenha sido o principal motivo de Scarface: The World is Yours ter ficado no anonimato para muitos gamers em seu lançamento, mesmo se tratando de uma adaptação de um super clássico do cinema nos vídeo games, lançado para PlayStation 2WiiXboxPCPlayStation 3 e Xbox 360.

O jogo começa imediatamente após o final do filme. Sim, é como se fosse uma continuação do que aconteceu no cinema, contudo um detalhe crucial é mudado. Impossível comentar tal fato sem spoilers do filme… nele, Tony Montana (protagonista) e seu império produzido pelas drogas estão caídos, e Tony morre no final. Contudo, o jogo começa pouco antes de Tony morrer, e temos que fugir de sua mansão lotada de inimigos.

O objetivo do jogo é simples: reconstruir seu império. Para isso voltamos ao marco zero, como um vendedor de drogas “de esquina”. Aos poucos vamos ganhando influência, evoluindo, até voltar a ser um dos maiores fornecedores do país. Podemos também comprar estabelecimentos (lojas, farmácias, entre outros) que darão lucro ao final de certo período… mas não é tão simples. Temos que defender nossos estabelecimentos, e para isso é necessário investir em segurança, desde guardas, câmeras de segurança, entre outros. Além disso, com o dinheiro podemos comprar decorações para a mansão de Tony, veículos, armas, ternos de variadas cores e estilos, e muito mais.

O gameplay não é fácil. Podemos fazer movimentos clássicos de jogos mundo aberto como correr, andar de carro, pilotar veículos aquáticos, usar armas, e por aí vai. Contudo, nada no jogo é barato, e o dinheiro não é tão fácil de conseguir. Além disso, temos que depositar nosso dinheiro no banco, pois, se morrer tudo o que não estiver no banco é perdido. Temos cenários aquáticos para pilotar
barcos mas não podemos nadar, pois se cairmos na água poucos segundos depois somos atacados por um tubarão. A polícia aparece em 2 níveis, sendo o segundo insano, tornando quase impossível a fuga, sem falar do número excessivo de inimigos e da razoável inteligência artificial dos inimigos.

Scarface: The World is Yours foi um excelente game, que infelizmente faz parte de um quase anonimato na mídia. O que se percebe é que com um pouco mais de publicidade, e uma relativa remasterização gráfica daria um excelente título para a nova geração, além do fato de carregar o nome de um clássico da indústria cinematográfica. Basta saber se um dia teremos a honra de re-jogar esse game.